Programa de Educação Patrimonial nas áreas de influência direta e indireta do Complexo Eólico Lagoa, que contemplou os municípios de Santa Luzia, Junco do Seridó, São José do Sabugi, Assunção e Juazeirinho, com o objetivo de promover o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural dos municípios, visando sensibilizar os participantes para a preservação dos bens culturais da comunidade/município/região.

O Programa foi solicitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/PB ao Grupo NEOENERGIA, para emissão da licença da obra de implantação do Complexo Eólico na região. O projeto foi proposto e executado pelo Bureau de Cultura, em parceria com o NISPE. Envolveu:

– Pesquisa bibliográfica e de campo, incluindo entrevistas com a comunidade local para avaliar a percepção sobre as referências culturais da região e para reconhecimento de comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas, e de detentores de saberes e fazeres da cultura local;

– Realização do Curso de Educação Patrimonial EAD (com produção de conteúdo em 8 módulos);

– Oficina de Inventário Participativo ;

– Encontro com Mestres da Cultura Local, um por município.

De abril a agosto de 2017.

Curso EAD de Educação Patrimonial em Ipojuca e Vicência – PE

O curso visou promover o conhecimento e a valorização do Patrimônio Cultural dos municípios de Ipojuca e Vicência, visando sensibilizar os participantes para a preservação dos bens culturais da comunidade/município/região, e formar parceiros e agentes multiplicadores num processo de concretização da cidadania cultural. Foram ofertadas 40 vagas por município, tendo-se como público alvo professores, equipe pedagógica da rede pública de ensino, produtores culturais e Conselheiros de Cultura dos municípios. O curso contou com 91 inscritos e foi realizado no período de setembro de 2015 a fevereiro de 2016. Incentivo: Funcultura-PE.

De março/2015 a julho/2016.